sábado, 9 de novembro de 2019

Pensamento computacional e programação como ferramentas de aprendizagem

Pensamento computacional e programação como ferramentas de aprendizagem

Na busca por práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento pleno, o pensamento computacional e a programação aparecem como uma estratégias eficazes.

No livro Mindstorms: children, computers and powerful ideas (1980), o pesquisador Seymour Papert, pioneiro no uso do computador como ferramenta de aprendizagem, definiu a programação de computadores como a ação de comunicação entre usuário e máquina por meio de uma linguagem que ambos entendem.

Assim como existem diversas linguagens de comunicação verbais e não-verbais, diferentes linguagens de programação têm sido desenvolvidas para diversos contextos e aplicações como base estruturas lógico-matemáticas bastante similares.

O ato de programar consiste em solucionar problemas utilizando o computador e sua capacidade de processamento de dados e informações como aliados. No universo da computação, programar significa criar soluções – como jogos, animações e aplicativos digitais – para resolver problemas diversos. 

Assumindo a programação como uma prática pedagógica, um dos resultados esperados dessa ação de forma estruturada é o desenvolvimento do que se pode chamar de pensamento computacional.


O que é pensamento computacional?

O pensamento computacional não está necessariamente ligado à programação de computador. Tampouco é a capacidade de navegar na internet, mandar e-mails ou utilizar as redes sociais.

Pensamento computacional é uma estratégia para modelar soluções e resolver problemas de forma eficiente – e, assim, encontrar soluções genéricas para classes inteiras de problemas.

Jeanette Wing, atualmente professora em Carnegie Mellon e vice-presidente da Microsoft Research, definiu o pensamento computacional como a formulação de problemas e soluções representados de forma que possam ser executados por processadores de informações – humanos, computadores ou, melhor ainda, uma combinação de ambos.

Portanto, apesar de não estar completamente relacionado ao pensamento computacional, o computador é uma importante ferramenta para a otimização de tarefas, sobretudo nas etapas que envolvem sequências de ações que podem ser previstas.

Wing caracteriza o pensamento computacional com os seguintes elementos:

Conceptualização (organização dos conceitos) e não programação;

Habilidade fundamental, não mecânica;

Uma forma que humanos, não computadores, pensam;

Um pensamento complemento e que combina pensamento matemático e de engenharia;

Composto por ideias, não somente software e hardware;

Para todas as pessoas, em todos os lugares.

O pensamento computacional pode ser organizado em quatro etapas:

1. Decomposição: dividir a questão em problemas menores e, portanto, mais fáceis.

2. Padrões: identificar o padrão ou os padrões que geram o problema.

3. Abstração: ignorar os detalhes de uma solução de modo que ela possa ser válida para diversos problemas.

4. Algoritmo: estipular ordem ou sequência de passos para resolver o problema.






O site http://programae.org.br é um excelente recurso para o professor trabalhar o pensamento computacional e a programação. Os alunos passam a se concentrar melhor nas atividades,a desenvolver o raciocínio lógico,além de ficarem completamente focados,pois no fim das atividades é gerado um certificado e quem não gosta de receber premiação,reconhecimento depois de ter se esforçado para cumprir uma missão?




Introdução ao Scratch,Designer Minecraft,Angry Birds e Star Wars são alguns dos muitos jogos que fazem parte do programaê e que em parceria com o code.org e o Scratch,têm feito a alegria das crianças na hora das atividades escolares utilizando as tecnologias digitais.

Compartilhamos aqui a cartilha  e o link da hora do código para mais informações.









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