Como não valorizar a Educação Infantil? Como não observar a evolução de uma criança quando inicia sua vida escolar?
Algumas começam tímidas,retraídas. Outras teimosas,inquietas e com uma concentração e participação pouco expressivas nas aula.É a partir desse momento que a professora começa a por em prática estratégias que despertem nessas crianças o desejo de interagir nas aulas e de aprender de uma forma lúdica com a professora e com os colegas.
Esses registros são de turmas do 2º período. Crianças que com o apoio e a criatividade da professora têm feito bastante progresso na escola e em casa. Eles aprendem na sala a aproveitar material reciclado e,segundo relatos de algumas mães, a mesma atividade que fazem na sala com a professora,as crianças querem fazer em casa espontaneamente.
No Telecentro elas participam de atividades desplugadas e on line com desenvoltura e alegria.
Uma vez por semana a aula é no Telecentro. Atividades de coordenação motora,de letramento digital e de acompanhamento de outros temas desenvolvidos na sala de aula fazem parte do roteiro que é feito para inserir na vida dessas crianças o uso das novas tecnologias digitais de forma correta.
Atividades desplugadas que envolvem raciocínio lógico e coordenação motora
Atividade de leitura de imagem para posteriormente cada uma dessas crianças criar uma história através das ilustrações dos livros e contar essa história para a professora e os colegas.
Produzindo as ilustrações das lendas que eles ouviram a professora contar.
Eles gostaram tanto de aprender sobre as lendas do folclore brasileiro que fizeram uma pequena apresentação caracterizados como alguns personagens folclóricos
Narrativas criadas e contadas por eles com base nas figuras dos livros
Narrativas individuais sendo acompanhadas atentamente pelos coleguinhas da turma
Aqui temos um vídeo apresentando as principais atividades e projetos realizados com a turminha do 2º período da Educação Infantil.
Vale ressaltar que em todas as ações realizadas com as crianças, os pais estão sempre apoiando,incentivando e dando todo o suporte necessário.
Após a montagem do quebra-cabeça,as crianças vão contando as histórias que vão criando com os cenários montados.
Atividades culturais abordando culturas de outros países também são realizadas na Educação Infantil
Atividades com sucata
Pensamento computacional através de atividades desplugadas
As crianças foram convidadas a participar da Socialização do Scratch Day em um evento da Divisão Distrital
Letramento Digital no Telecentro da escola
Sem comentários:
Enviar um comentário