quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Parábola lança o Clube Parabólicos

Leituras, pesquisas,informações são sempre necessárias a qualquer área de formação. Para nós que atuamos na área de Letras chegou um super presente chamado Clube Parabólicos. Aproveito esse espaço para fazer essa maravilhosa divulgação para os colegas professores e os acadêmicos de Letras e Linguística.
Já fiz a assinatura e recomendo.

 O primeiro clube do livro exclusivo para profissionais e estudantes de Letras e Linguística



A Parábola apresenta seu clube do livro, o Parabólicos, seguindo sua principal característica de sempre inovar na busca diária de atender às necessidades de estudo e de atuação profissional na pesquisa em ciências da linguagem e no ensino de línguas.


O Parabólicos é o primeiro clube do livro na área acadêmica dos estudos da linguagem, idealizado para oferecer aos estudantes e profissionais das áreas de Letras, Linguística e Pedagogia, que demandam muita leitura durante sua formação, a oportunidade de, com um pequeno investimento, formar a biblioteca mínima necessária nessas áreas de atuação.
São dois tipos de planos com possibilidade de adesão anual e mensal com valores a partir de 39,90 por mês no plano anual. A ideia do clube é que todo mês o assinante receba um livro lançamento da Parábola sem custo de frete. Além disso, o Parabólicos oferece vantagens como desconto permanente ao associado, conteúdos exclusivos e surpresinhas...

Num momento em que o mercado editorial – segundo a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, encomendada à FIPE pela Câmara Brasileira do Livro e Sindicato Nacional dos Editores de Livros e apresentada em abril de 2019 ao setor – fecha pelo quinto ano consecutivo em queda, sendo o setor de Livros Técnicos e Científicos o que mais acumulou perdas nesses últimos 5 anos, com uma queda acumulada de 44,9% em faturamento no intervalo 2015-218, é necessário repensar estratégias para sobreviver. 


De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior, mais de 160 mil alunos estão matriculados em Letras nos cursos presenciais e outros 180.000 em cursos a distância. Embora os números sejam expressivos e a demanda por leitura neste seguimento só cresça, a quantidade de consumidores de livros é pequena por conta do grande número de cópias em circulação. A prática criminosa de violação de direitos autorais empobrece o que se pode disponibilizar para a formação dos graduandos e pós-graduandos. 

É nesse cenário econômico que nasce o Parábólicos, o clube do livro da Parábola, uma alternativa de baixo custo para viabilizar o conteúdo de qualidade aos professores e alunos dos cursos de Letras e Linguística.

Se você é um profissional ou estudante de Letras e Linguística, venha para o Parabólicos. Com um pequeno investimento você recebe um montão de vantagens!


acesse: www.parabolicos.com.br

E vamos aproveitar também que esse é o mês dos professores e a querida editora Parábola lembrou de nós e está concedendo um super desconto de 35%  nos livros e  25% nos produtos de Letras e Linguística. Vamos aproveitar?






quarta-feira, 3 de abril de 2019

2 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo



Semana de Conscientização do Autismo: quais são os direitos do Autista?

A Semana de Conscientização do Autismo é uma importante oportunidade para mostrar à sociedade que esse público pode ter o seu espaço no mercado de trabalho, nas universidades, nas escolas, nos grupos sociais e em outros lugares que pessoas não autistas já conquistaram.

Entretanto, sabe-se que ainda existem obstáculos para que muita coisa seja colocada em prática. Não são poucos os casos de preconceito envolvendo cidadãos que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Portanto, para fazer valer o acesso aos serviços, tanto na esfera pública quanto privada, vejam quais são os direitos do Autista que já estão em vigência.

Diagnóstico precoce até os 18 meses

A Lei 8.069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 14, parágrafo 5º, dispõe da obrigatoriedade da “aplicação a todas as crianças, nos seus primeiros dezoito meses de vida, de protocolo ou instrumento construído com a finalidade de facilitar a detecção, em consulta pediátrica de acompanhamento da criança, de risco para o seu desenvolvimento psíquico”. A jurisprudência anterior foi alterada pela Lei 13.438/2017.

Inclusão escolar: a acessibilidade à educação

A Lei 13.146/2015 assegura que alunos com autismo, ou outro transtorno que exija tratamento especial, tenham acesso à escola. Além disso, a instituição deve promover adaptações que favoreçam o desenvolvimento da criança ao espaço em questão. Outro detalhe é o fornecimento de material gratuito, caso seja necessário.

Direito de exercer uma profissão

A Lei 8.213/1991, artigo 93, institui a inclusão profissional de pessoas que tenham alguma deficiência ao mercado de trabalho. A jurisprudência anterior foi reeditada pela Lei 13.146/2015.

Tratamento multidisciplinar

A Lei 12.764/2012, responsável por instituir a Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com Autismo, afirma que todas as pessoas que convivem com o TEA têm direito a tratamentos, através do SUS, que sejam necessários para o seu desenvolvimento geral.

Obrigatoriedade dos planos de saúde

A Lei 12.764/2012 também trata das questões referentes aos tratamentos custeados pelos planos e seguros de saúde. A legislação prevê a obrigação das empresas no fornecimento de um tratamento que seja suficiente para abranger todas as necessidades da criança/adolescente/adulto com autismo.

Além disso, a Lei 9.656 reforça o caráter obrigatório dos planos de saúde na cobertura de todos os tipos de transtornos do desenvolvimento psicológico, inclusive o Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD).

Transporte gratuito em São Paulo

Os decretos 55.551 e 54.802, editados em 2014, garantem o acesso aos serviços de transporte coletivo gratuitamente em todo o município de São Paulo.

Servidores públicos: mais tempo para cuidar

A Lei 8.112/1990, artigo 98, assegura menor tempo no serviço de funcionários públicos que tenham filho com autismo. A Lei 13.370/2016 alterou o artigo mencionado e garantiu a redução da jornada de trabalho.
Essa reedição também flexibilizou as questões que envolvem a compensação das horas não trabalhadas; ou seja, a jurisprudência tira a necessidade desses servidores compensarem o tempo fora de suas funções e elimina qualquer possibilidade de redução salarial por conta disso.

Como todos vocês puderam ver, existem leis voltadas para o público incluído no espectro do autismo. Embora ainda haja muitos casos de discriminação às pessoas com TEA, sobretudo ao acesso à educação (que é crime, segundo a Lei 13.146/2015), a luta pelos direitos deve continuar. Pais, profissionais e todos que se sensibilizam pela causa jamais podem se calar.

Para saber mais, veja outras leis e decretos que asseguram o acesso de crianças, adolescentes e adultos com autismo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm (artigo 5º)

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8742compilado.htm

http://www.anac.gov.br/noticias/2013/nova-norma-de-acessibilidade-e-aprovada

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm (curatela)

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm (Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista)

http://www.oabdf.org.br/cartilhas/cartilha-direitos-da-pessoa-com-autismo/(Cartilha Direitos da Pessoa com Autismo – DF)


















Tecnologia e Educação: Por que não?


"Você nunca saberá quantas vidas transformou,mas elas saberão."
Desconheço a autoria da frase supracitada,mas cada pessoa que ler vai refletir de uma maneira distinta.
No meu caso, passou um filme pela minha cabeça. 21 anos de magistério: uma vida repleta de histórias,memórias,desafios,superações,lutas,conquistas,tristezas,alegrias e indubitavelmente de muito aprendizado.

Toda pessoa traz consigo conhecimentos, experiências,vivências que certamente poderiam virar livros ou até mesmo enredos de filmes.
Com o professor não seria diferente.Com o passar dos anos,muitas mudanças vão ocorrendo no espaço escolar. Ele se vê diante de um longo caminho já percorrido e outros a percorrer,vai formando turmas,transformando vidas e se transformando,mas nem sempre se dá conta disso.


Rubem Alves dizia que "Ensinar é um exercício de de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra.O professor,assim,não morre jamais..."



E assim chegamos à era digital,na qual os professores mais experientes observam uma infinidade de coisas que não existiam na época em que eram alunos e até mesmo quando iniciaram a carreira no magistério.



Não tem sido fácil romper as barreiras entre o tradicional e o moderno. Inserir a tecnologia na sala de aula tem sido um trabalho desafiador por diversas razões. No entanto, os primeiros passos precisam ser dados e,ainda que as adversidades apareçam no meio do caminho,a persistência se faz necessária.Os resultados poderão trazer surpresas gratificantes e histórias de superação. 


Atualmente meu trabalho tem sido dar suporte tecnológico para os professores na escola onde trabalho. É gratificante ver no olhar das crianças a satisfação de conseguir avançar os níveis de conhecimento dos programas utilizados para reforçar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Os professores também demonstram alegria ao acompanharem a evolução de seus alunos e o conhecimento adquirido nessas atividades.



Nas fotos a seguir vocês podem conferir nossos alunos em atividades. São crianças da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental 1 utilizando as aulas do Telecentro para aprender através da tecnologia.










terça-feira, 2 de abril de 2019

Nos Caminhos da Leitura e da Escrita na EJA


Nossa,como é bom estar de volta e poder dividir com vocês a alegria imensa de receber a notícia da publicação de um artigo que escrevi ano passado.                                                                                 
Levou um tempinho para ficar pronto,pois foi produzido em um período de muitas atividades,compromissos e projetos que assumi e consequentemente acabei me ausentando daqui. 
Então nada melhor do que voltar com notícias boas e aos pouquinhos ir atualizando vocês sobre o que tenho produzido e o que tenho acompanhado para compartilhar com vocês,queridos leitores.

Nos Caminhos da Leitura e da Escrita na EJA  foi um trabalho que desenvolvi em uma das escolas onde lecionava Língua Portuguesa para  um público do turno noturno que buscava uma oportunidade de retomar os estudos e conquistar a formação no Ensino Fundamental.

Inicialmente era para ser apenas uma atividade avaliativa sobre os gêneros textuais. No entanto, as turmas apresentaram produções tão repletas de criatividade,fazendo tudo com tanta dedicação, que o trabalho acabou virando um livro.

As etapas,os desafios e todo o processo de produção dessa atividade podem ser acompanhadas no artigo que escrevi em parceria com o professor Blás Tôrres Neto, que além de ex-colega de universidade,grande amigo acabou sendo meu formador na Divisão de Formação de Professores  e grande incentivador. Sou grata por todo o apoio dele e de todos os que me acompanharam e me apoiaram nesse projeto tão especial.

Abaixo deixo com vocês o link de acesso. 











sexta-feira, 3 de agosto de 2018

English Time



Hello,Everybody!

Já que estamos na área,vamos aproveitar para compartilhar conteúdos com os colegas e com os que acompanham as novidades dessa página.
Material para as aulas de inglês.
Enjoy it!




Let´s have fun!

 Alguns cards motivacionais em inglês


A pronúncia do alfabeto em língua inglesa





The Family Members


 Smurf´s cards with the jobs 


Vocabulary
What´s on the desk?






God bless you! 










quarta-feira, 1 de agosto de 2018

O que é o SCRATCH ?





O que é o SCRATCH ?
             
  O Scratch é um programa desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT, experiente no desenvolvimento de ferramentas educativas para crianças na idade escolar) e pelo grupo KIDS da Universidade de Califórnia, Los Angeles.
            Scratch é um novo contexto de programação visual e multimídia baseado em Squeak. Está destinado à criação e promoção de sequências animadas para a aprendizagem de programação de forma simples e eficiente. Oferece uma interface intuitiva e muito fácil de compreender. No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem... Sua programação é inteiramente visual. Ele recupera o modelo construtivista do Logo e dos E-Toys Squeak.
              Os destinatários do Scratch são crianças do ensino fundamental, permitindo a construção de animações, trabalhando também, numa abordagem interdisciplinar, ou seja, utilizar conceitos das disciplinas escolares para montar projetos específicos e permitir que que as crianças aprendam de forma criativa e saborosa.



APRESENTAÇÃO
Quando você abrir o Scratch, você vai encontrar esta janela. Perceba que o programa contém várias partes:

1 - Botões de programação;
2 - Área de programação (comandos, trajes e sons);
3 - Tela de animação;
4 - Objetos(hierarquia)e palco.




a - Na área de animação, você escolhe os sprites que deseja inserir e utilizar para programar a sua animação.
b-Clique no sprite que você deseja programar e comece a arrastar os blocos de programação para a área de programação (meio). Quando quiser saber os efeitos de sua programação, clique na bandeira verde para visualizar.
      Os botões de programação estão divididos em categorias:
       1-MOVIMENTO
       2-APARÊNCIA
       3-SOM 
       4-CANETA
       5-CONTROLE
       6-SENSORES
       7-OPERADORES
       8-VARIÁVEIS

c-Em Arquivos de Programas/Scratch/Projetos (se o Scratch estiver instalado no seu computador), você encontra várias animações que o próprio programa oferece. Abra esses projetos e execute-os passo a passo. Assim, é possível adquirir uma boa noção de programação Scratch e evoluir no aprendizado.    


Fonte: http://programacaoscratchupf.blogspot.com/


terça-feira, 31 de julho de 2018

Ensino Híbrido, o que é e como utilizá-lo?


Ensino Híbrido, o que é e como utilizá-lo?
by Fernando Trevisani | abr 24, 2015

Ensino Híbrido é um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino: o on-line, em que geralmente o aluno estuda sozinho, aproveitando o potencial de ferramentas on-line que podem inclusive guardar dados individuais dos alunos sobre características gerais do seu momento de estudo (acertos, erros, correções automáticas de suas atividades, tempo total de estudo, conteúdo estudado, dentre outros); e o off-line, momento em que o aluno estuda em grupo, com o professor ou colegas, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo.

Na parte on-line, o aluno possui controle sobre algum elemento do seu estudo, como o tempo, o modo, o ritmo ou o local. Por exemplo, o aluno pode estudar na escola, em sua casa, no laboratório de informática, na biblioteca ou mesa do pátio da escola. Ele pode fazer pesquisa em livros, em seu celular, em um computador ou usando um tablet. Pode estudar sozinho, em grupos ou somente pedir ajuda a alguém quando se sentir necessidade. O que importa na parte on-line é o aluno ter controle sobre parte de seu estudo, tomando decisões que favoreçam sua autonomia. Aqui, valoriza-se principalmente a relação existente entre alunos e tecnologia, sendo esta uma ferramenta utilizada pelos alunos para a construção do conhecimento.

Já a parte off-line deve ser realizada na escola e pode ter vários momentos diferentes: o aluno estudando em grupos ou com a turma toda, com ou sem a presença fixa do professor, ou até mesmo em momentos individuais. O ponto forte dessa parte é a valorização das relações entre professor e alunos e entre alunos e alunos. Todos os momentos estarão conectados a um objetivo central que é o objetivo de aprendizagem da aula.

Nesse sentido, a ideia é que a parte on-line e o off-line se conectem e complementem, proporcionando diferentes formas de ensinar e aprender um determinado conceito. Os dois momentos devem buscar um objetivo central em comum, sendo que cada pequena parte desses dois momentos terão características próprias de modo que se complementem e ofereçam diferentes formas de aprender e ensinar algo.

OS MODELOS DE ENSINO HÍBRIDO

Dentro do Ensino Híbrido há alguns modelos de ensino que são divididos entre duas categorias: os modelos sustentados, que conservam algumas características do ensino considerado tradicional; e os modelos disruptivos, que rompem com as características do formato de escola que mais temos hoje. Nesse texto serão abordados somente os modelos sustentados por considerá-los mais passíveis de serem aplicados à realidade brasileira pelas suas características.

O modelo de rotação por estações tem uma ideia semelhante aos “cantos” da pedagogia e educação infantil / ensino fundamental I, em que o espaço é dividido em estações de trabalho, cada uma com um objetivo específico, mas todos ligados ao objetivo central da aula. Como é um modelo de Ensino Híbrido, pelo menos uma das estações deve ser a de trabalho on-line, com alguma ferramenta com conexão à internet sendo utilizada pelos alunos. Após um determinado tempo pré-estabelecido, os alunos devem rodar entre as estações, passando por todas elas até o final da aula. Por isso, elas não podem ser dependentes uma das outras, pois se os alunos começarem por uma estação que depende de outra estação prévia, eles não conseguirão alcançar o objetivo da mesma. As estações devem, portanto, ser independentes, com começo, meio e fim intrínseco a cada uma e com objetivos passíveis de serem alcançados no tempo estipulado para a rotação. O professor pode formular quantas estações ele desejar: o que importa é que o tempo total de cada estação deve ser suficiente para que os alunos realizem as atividades propostas e alcancem o objetivo de cada estação.

O modelo laboratório rotacional consiste em dividir os alunos em apenas dois espaços de trabalho, sendo um deles o laboratório computacional para a realização da(s) atividade(s) on-line. O outro espaço pode ser determinado pelo professor, devendo ser prioritariamente a sala de aula (isso depende do professor; se o professor for de laboratório de ciências, por exemplo, sua “sala de aula” será o laboratório de ciências; se for de educação física, sua “sala de aula” provavelmente será um espaço externo a sala de aula, onde alunos podem realizar atividades físicas adequadamente). Assim como no modelo de rotação por estações, há um tempo fixo de permanência dos alunos em cada um desses espaços estipulado previamente. Após decorrido esse tempo, os alunos devem alternar entre os dois espaços: quem estava no laboratório de informática se dirige para o outro espaço escolhido pelo professor e vice-versa. Os dois momentos também devem ser independentes, caso contrário os alunos podem sentir dificuldades em iniciar um deles.

O modelo rotação individual é muito semelhante ao rotação por estações, mas nele os alunos têm roteiros individuais elaborados pelo professor e fazem rotações seguindo esses roteiros personalizados. Eles não devem necessariamente passar por todas as estações, mas devem passar por aquelas que fazem sentido para sua aprendizagem, considerando o nível de conteúdo em que se encontram, suas dificuldades e a forma como aprendem melhor.

A sala de aula invertida é o último modelo. Ela consiste em três momentos diferentes: primeiro, o aluno estuda o conceito que será visto na escola antes da aula, se preparando para as atividades que serão realizadas. Esse estudo pode ser feito baseado em referências pesquisadas pelos próprios alunos ou em referências selecionadas pelo professor que podem ser complementadas pelos alunos.

O segundo momento é o momento da aula, em que os alunos usarão os conceitos aprendidos previamente para construir com o professor a aula, aplicando o que aprenderam e participando ativamente da mesma. Nesse momento, o professor passa a atuar como um supervisor daquilo que foi aprendido pelos alunos, buscando identificar pontos estudados e validar informações obtidas pelos estudantes.

O terceiro e último momento é o posterior à aula, em que os alunos poderão aprofundar o que foi estudado em um local externo à escola, buscando mais informações para complementar aquilo que estudaram na aula. Esse momento é importante para alunos solidificarem sua aprendizagem e buscar assuntos ligado ao tema que sejam de seu interesse.

 Fonte: https://silabe.com.br/blog/ensino-hibrido-o-que-e/


Em 2016 tive a honra de ser convidada a participar de um projeto na escola em que eu trabalhava com alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos). O ensino híbrido seria apresentado para esse público de estudantes do turno noturno.

Foi um grande desafio. Tudo começou com a apresentação do vídeo a seguir...


Na sequência, o projeto foi apresentado para a turma...


E após muita dedicação da equipe da GTE e dos alunos, o trabalho ficou pronto. Foi gratificante ver o quanto todos se empenharam. Criaram paródias,vídeos, entrevistas,documentários. Foi uma sequência de trabalhos bem dinâmicos e criativos. O detalhe é que no início alguns pensaram em desistir, o grupo foi ficando desanimado,com receio de não saber fazer e no final acabaram superando todas as barreiras e surpreenderam a todos com suas produções.


Tempos depois fui convidada pela GTE para participar da Socialização de Práticas Pedagógicas,na qual eu pude apresentar as etapas e o resultado final desse projeto maravilhoso. 

Sinto-me grata e orgulhosa por ter vivenciado esse momento!


Jogos e Aplicativos para Crianças Especiais

  Temos nessa imagem duas crianças especiais (autistas) realizando atividades em dois apps: Grapho Game e ABC Autismo. Sabemos que nem sempr...