quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Metodologia STEAM no mundo encantado da leitura

Metodologia STEAM

 Com certeza você já ouviu falar sobre metodologias ativas. Contextualizando para a cultura digital em que vivemos, podemos contar com essas metodologias como importantes recursos para potencializar o aprendizado de nossos alunos, que assumem o protagonismo no processo de aquisição de conhecimentos.

No ensino tradicional, temos o professor como o centro das atenções, ministrando  o conteúdo enquanto o aluno anota e absorve passivamente as informações. 
 Já na metodologia ativa, os alunos são incentivados a discutir, a elaborar soluções para problemas, interagir, ensinar e aprender uns com os outros.

A metodologia STEAM é uma das várias metodologias ativas de aprendizado.

O que é a metodologia STEAM?


O STEAM é a inicial das seguintes palavras em inglês: Science, Technology, Engineering, Art e Math. Em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.

Essa é uma metodologia baseada em projetos, em que o aprendizado é realizado por meio de ferramentas práticas. Nela, é possível integrar os conceitos das 5 áreas de conhecimento ditas acima por meio da transdisciplinaridade, ou seja, todas essas disciplinas são avaliadas juntas.

Para mais informações, visite: https://blog.lyceum.com.br/metodologia-steam/


Metodologia STEAM no mundo encantado da leitura

Com muita satisfação, registro aqui a  experiência de um projeto STEAM desenvolvido com uma turma de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. 

Com o objetivo de incentivar o interesse das crianças pela leitura e a escrita, foram utilizados vários recursos e abordagens didáticas por meio dos quais tivemos a escuta atenta, a formação do leitor literário, padrões de figuras e números, o vocabulário adequado, processos de criação utilizando artes e tecnologia, tudo muito bem elaborado em forma de sequência didática pela professora regente da turma.

A partir da leitura da obra "a casa sonolenta", a professora desenvolveu um roteiro de atividades de modo a proporcionar aos alunos um exercício de criatividade, raciocínio lógico, interpretação de texto, memorização, coordenação motora, trabalho em equipe e de muito aprendizado.



Os procedimentos metodológicos compreenderam o momento de contação de história; roda de conversa para interpretação e reconto do enredo da história; atividade impressa relacionada ao gênero textual – Capa de Livro, com a finalidade de apresentar o título, o nome do autor, nome do ilustrador e editora; elaboração de um quiz com perguntas relacionadas à história, apresentado com uso de data show; oficina com utilização de materiais recicláveis.


Produção feita em dupla pelos alunos, sob orientação da professora


Na sequência, os alunos foram contando a história utilizando as casinhas produzidas.


Para escolher os números das casinhas, foi realizada uma atividade com os cadeados da adição e da subtração.


O gênero textual capa de livro também foi abordado na sequência didática da casa sonolenta.



Houve ainda a produção dos livros dos alunos, uma atividade linda e muito criativa de incentivo à leitura, elaborada com todo o carinho pela professora.


Por último, foi elaborado um quiz  bem dinâmico sobre a história da casa sonolenta. 
Utilizamos o aplicativo Edpuzzle para desenvolver a atividade.



Como resultados do projeto, podemos dizer que todos os alunos envolvidos  se dedicaram bastante nas atividades propostas, interagiram, colaboraram, seguiram instruções e apresentaram satisfação na realização das atividades. 

Observamos uma melhora significativa do comportamento de algumas crianças  em relação à interação e colaboração com os colegas para a produção das atividades. Os alunos também apresentaram melhora na concentração sobre os elementos que compõem um livro, demonstrando mais facilidade em contextualizar uma história por meio de uma imagem com riqueza de detalhes e na organização correta da ordem do enredo.









Parabéns a todos! 

💓💓💓




Para conhecer mais do trabalho incrível que a professora Jane realiza, segue o link de acesso ao Instagram dela. 😍




























Sem comentários:

Enviar um comentário

Jogos e Aplicativos para Crianças Especiais

  Temos nessa imagem duas crianças especiais (autistas) realizando atividades em dois apps: Grapho Game e ABC Autismo. Sabemos que nem sempr...