quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Letramento Digital - Pequenos criadores de histórias



Outra turminha da Educação Infantil que ficou super feliz em montar o quebra-cabeça digital e criar histórias com as imagens formadas no jogo.  A criatividade desses pequenos é muito linda!




sábado, 9 de novembro de 2019

Desenvolvendo a Leitura com o uso da computação desplugada na Educação Infantil



Encerrando a série de postagens sobre as atividades com o uso das  tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)desenvolvidas ao longo desse ano letivo com as crianças do 2º período da Educação Infantil, compartilhamos agora uma experiência maravilhosa,que resultou no convite para a Socialização de Práticas Formativas, promovida pela Secretaria de Educação. O referido evento seleciona os melhores trabalhos realizados nas escolas e os autores dos projetos são convidados a apresentar os resultados alcançados.

O tema do trabalho realizado junto com a professora regente da turma foi "Desenvolvendo a Leitura com o uso da computação desplugada na Educação Infantil". Nele, trabalhamos aspectos relacionados à leitura,raciocínio lógico,lateralidade,concentração e memória,tendo como recurso a computação desplugada.


"Ao trabalhar com a programação, os alunos desenvolvem na prática a criatividade e lidam com situações problemas. Além disso, podem trabalhar o currículo em disciplinas como Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, entre outras, ao testar possibilidades e hipóteses, desenvolvendo o pensamento científico.
Trabalhar com atividades desplugadas estimula a convivência e a criatividade, antecipa fatos e vivencia experiências que irão auxiliar posteriormente a realizar programações em softwares específicos."





As atividades desplugadas consistiram em cada criança seguir a trilha após os comandos e fazer a leitura de palavras simples e de números. A trilha tinha como tema personagens do folclore brasileiro,já estudados pelas crianças em atividades em sala de aula e no Telecentro através de atividades on line.
Todos se divertiram e aprenderam bastante. Já estamos pensando nas próximas atividades desplugadas para enriquecer as aulas e tornar o processo de ensino-aprendizagem bem mais leve através de atividades lúdicas. :-)












Minha maior alegria foi poder contribuir um pouquinho para que o trabalho lindo que essa professora desenvolve com as crianças fosse visto e aplaudido. Além disso, ela também recebeu um prêmio por todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. Que orgulho! 

  

P.S: O mundo da educação é incrível mesmo.Nesse mesmo evento tive a alegria de reencontrar muitos colegas,muita gente legal com quem tive a satisfação de trabalhar,de desenvolver projetos nas várias escolas em que atuei.
 Tive a grata satisfação de reencontrar também o meu primeiro professor de Inglês. Ele era um dos mediadores das apresentações. Quando eu cursava a 5ª série do ensino fundamental (hoje 6ºano),nem imaginava que um dia poderia estudar em um curso de Inglês, nem que iria cursar Letras na graduação,não fazia ideia do tanto que eu iria gostar de aprender novos idiomas e até mesmo de ter a oportunidade de um dia ser professora de Língua Inglesa. 
 No mesmo dia tinha uma apresentação na faculdade sobre o uso das tecnologias no ensino de línguas. Passa um filme na mente sobre todo esse processo de evolução do ensino.Como é bom poder fazer parte de tudo isso! Gratidão!



Pensamento computacional e programação como ferramentas de aprendizagem

Pensamento computacional e programação como ferramentas de aprendizagem

Na busca por práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento pleno, o pensamento computacional e a programação aparecem como uma estratégias eficazes.

No livro Mindstorms: children, computers and powerful ideas (1980), o pesquisador Seymour Papert, pioneiro no uso do computador como ferramenta de aprendizagem, definiu a programação de computadores como a ação de comunicação entre usuário e máquina por meio de uma linguagem que ambos entendem.

Assim como existem diversas linguagens de comunicação verbais e não-verbais, diferentes linguagens de programação têm sido desenvolvidas para diversos contextos e aplicações como base estruturas lógico-matemáticas bastante similares.

O ato de programar consiste em solucionar problemas utilizando o computador e sua capacidade de processamento de dados e informações como aliados. No universo da computação, programar significa criar soluções – como jogos, animações e aplicativos digitais – para resolver problemas diversos. 

Assumindo a programação como uma prática pedagógica, um dos resultados esperados dessa ação de forma estruturada é o desenvolvimento do que se pode chamar de pensamento computacional.


O que é pensamento computacional?

O pensamento computacional não está necessariamente ligado à programação de computador. Tampouco é a capacidade de navegar na internet, mandar e-mails ou utilizar as redes sociais.

Pensamento computacional é uma estratégia para modelar soluções e resolver problemas de forma eficiente – e, assim, encontrar soluções genéricas para classes inteiras de problemas.

Jeanette Wing, atualmente professora em Carnegie Mellon e vice-presidente da Microsoft Research, definiu o pensamento computacional como a formulação de problemas e soluções representados de forma que possam ser executados por processadores de informações – humanos, computadores ou, melhor ainda, uma combinação de ambos.

Portanto, apesar de não estar completamente relacionado ao pensamento computacional, o computador é uma importante ferramenta para a otimização de tarefas, sobretudo nas etapas que envolvem sequências de ações que podem ser previstas.

Wing caracteriza o pensamento computacional com os seguintes elementos:

Conceptualização (organização dos conceitos) e não programação;

Habilidade fundamental, não mecânica;

Uma forma que humanos, não computadores, pensam;

Um pensamento complemento e que combina pensamento matemático e de engenharia;

Composto por ideias, não somente software e hardware;

Para todas as pessoas, em todos os lugares.

O pensamento computacional pode ser organizado em quatro etapas:

1. Decomposição: dividir a questão em problemas menores e, portanto, mais fáceis.

2. Padrões: identificar o padrão ou os padrões que geram o problema.

3. Abstração: ignorar os detalhes de uma solução de modo que ela possa ser válida para diversos problemas.

4. Algoritmo: estipular ordem ou sequência de passos para resolver o problema.






O site http://programae.org.br é um excelente recurso para o professor trabalhar o pensamento computacional e a programação. Os alunos passam a se concentrar melhor nas atividades,a desenvolver o raciocínio lógico,além de ficarem completamente focados,pois no fim das atividades é gerado um certificado e quem não gosta de receber premiação,reconhecimento depois de ter se esforçado para cumprir uma missão?




Introdução ao Scratch,Designer Minecraft,Angry Birds e Star Wars são alguns dos muitos jogos que fazem parte do programaê e que em parceria com o code.org e o Scratch,têm feito a alegria das crianças na hora das atividades escolares utilizando as tecnologias digitais.

Compartilhamos aqui a cartilha  e o link da hora do código para mais informações.









sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O uso das tecnologias digitais na Educação Infantil

         
             
 
Cada vez mais essas turminhas do 2º período da Educação Infantil vão superando todas as expectativas.
Em nosso projeto de letramento digital iniciando pela base,planejamos atividades que envolveram criatividade,raciocínio lógico,percepção,imaginação e bastante boa vontade de participação de cada criança. A atividade consistia em montar quebra-cabeça digital e ao observar a imagem que haviam formado juntando as peças,os nossos pequenos educandos criavam uma história e contavam para os colegas.

Esse vídeo foi o produto dessas atividades realizadas no Telecentro e na sala de aula.






















Dança Indiana - Educação Infantil


Hoje nossos pequenos do 2º período apresentaram a dança indiana em um evento que reuniu várias escolas para apresentar trabalhos e danças da Educação Infantil. Fizeram bonito! Namastê!





Jogos e Aplicativos para Crianças Especiais

  Temos nessa imagem duas crianças especiais (autistas) realizando atividades em dois apps: Grapho Game e ABC Autismo. Sabemos que nem sempr...