sábado, 1 de julho de 2017

Gramática Prática



O português é um dos idiomas mais falados do mundo

O português é a 8ª língua mais falada no mundo e a 3ª entre os países ocidentais – atrás apenas do inglês e espanhol. Cerca de 240 milhões de pessoas se comunicam por meio deste idioma, adotado oficialmente em oito países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste –, além de Macau. É também uma das línguas oficiais da União Europeia, desde que Portugal passou a integrar o grupo, em 1986.

O idioma foi introduzido no Brasil no século 16, com a colonização portuguesa. Na época do descobrimento, o País era ocupado por diferentes grupos indígenas, que adotavam 1,3 mil línguas. 

A ascensão da língua portuguesa à condição de idioma oficial do Brasil foi um processo que durou mais de dois séculos, envolvendo um intercâmbio entre europeus e indígenas: se de um lado os portugueses trouxeram a língua portuguesa, de outro os indígenas ensinaram aos europeus o tupi-guarani, em especial o Tupinambá, um dos dialetos Tupi.

Embora predominante, o português falado no Brasil varia conforme a região e a localidade, como evidenciam os diferentes sotaques. Além da influência dos idiomas dos povos que passaram ou imigraram para o Brasil ao longo da história (holandeses, franceses, espanhóis, árabes, italianos etc.), os sotaques se devem às diferenças no idioma dos colonizadores, que vieram de Portugal em distintas épocas e regiões.

Outro aspecto relevante é que, embora a língua portuguesa seja a oficial, ela não é a única: pesquisadores calculam que, além dela, ainda existam pelo menos 180 línguas indígenas no Brasil. A essas se somam as línguas alóctones (de descendentes de imigrantes), línguas crioulas, práticas linguísticas diferenciadas dos quilombos e duas línguas de sinais. Ou seja, por essa perspectiva, o Brasil pode ser considerado um País multilíngue.


Recentemente, ações no campo das políticas públicas têm procurado resgatar e preservar línguas. Na educação, a implantação da educação escolar indígena bilíngue tem colaborado para a preservação de línguas indígenas. Outra iniciativa relevante foi a inclusão, no Censo Populacional, de uma pergunta para identificar a língua falada pelas pessoas que se autodeclaram indígenas.

O Brasil estabeleceu um cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que prevê a padronização da escrita entre os oito países que têm a língua portuguesa como oficial e integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de ampliar o intercâmbio cultural e científico.

A reforma ortográfica apresenta mudanças que envolvem o fim do trema, novas regras para a acentuação e para o emprego do hífen, além da inclusão das letras w, k e y no alfabeto. Ao todo, as alterações vão atingir cerca de 0,5% das palavras. O português em braile também acompanha as mudanças.

Fontehttp://www.brasil.gov.br/governo/2012/04/o-portugues-e-um-dos-idiomas-mais-falados-do-mundo






A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, tais como:

- Exemplo de bons escritores;

- Lógica;

- Tradição;

- Bom senso.

Em se tratando de Gramática, tem-se como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua. Tais normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim, para falar e escrever corretamente, é preciso estudar a Gramática.

Por ser um organismo vivo, a língua está sempre evoluindo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas. Isso não justifica, porém, o descaso com a Gramática. Imprecisa ou não, existe uma norma culta, a qual deve ser conhecida e aplicada por todos.

Quem desconhece a norma culta acaba tendo acesso limitado às obras literárias, artigos de jornal, discursos políticos, obras teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural acumulado durante séculos pela humanidade.



Tipos de Gramática

1. Gramática Normativa

É aquela que busca a padronização da língua, estabelecendo as normas do falar e escrever corretamente. Costuma ser utilizada em sala de aula e em livros didáticos. É também o tipo adotado no Só Português.

2. Gramática Descritiva

Ocupa-se da descrição dos fatos da língua, com o objetivo de investigá-los e não de estabelecer o que é certo ou errado. Enfatiza o uso oral da língua e suas variações.

3. Gramática Histórica

Estuda a origem e a evolução histórica de uma língua.

4. Gramática Comparativa

Dedica-se ao estudo comparado de uma família de línguas. O Português, por exemplo, faz parte da Gramática Comparativa das línguas românicas.

Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/gramatica/


Iniciamos aqui a nossa parte gramatical, na qual compartilharemos resumos,dicas e exercícios.

Bons estudos!


Fonologia

1.Conceitos Básicos

Fonologia é a parte da Gramática que estuda os fonemas.
Fonemas são as unidades de som capazes de estabelecer diferenças de significado entre palavras. A leitura em voz alta dos pares de palavras seguintes evidencia que os sons representados pelas letras destacadas produzem diferença de significado:

bico/pico   vala/fala  cama/cana  bela/bola

Letras são sinais gráficos criados para a representação escrita das línguas.Não devem ser confundidas com os fonemas,que são os sons.


2. Classificação dos Fonemas

Vogais: São fonemas produzidos por uma corrente de ar que passa livremente pela boca.Desempenham o papel de núcleo das sílabas: em toda sílaba há necessariamente uma única vogal. Nas palavras abaixo,as letras destacadas representam vogais:

camelo     subir     ética    maçã     ônibus

Semivogais: a diferença fundamental entre as vogais e as semivogais está no fato de que estas últimas não desempenham o papel de núcleo de sílabas. Em outras palavras: as semivogais necessariamente acompanham alguma vogal,com a qual formam sílaba. As letras utilizadas para representar semivogais (i e u; mais raramente e e o) são utilizadas também para representar vogais: a única forma de diferenciá-las efetivamente é falar e ouvir as palavras em que surgem. Nos pares de palavras abaixo, as letras destacadas representam respectivamente uma vogal e uma semivogal:

caí/ cai   Jaú/ pau  doe/ pães   muro/pão


Consoantes: são fonemas produzidos por uma corrente de ar que encontra obstáculos ao passar pela cavidade bucal. São incapazes de atuar como núcleos de sílabas: seu nome provém justamente desse fato,pois sempre soam com as vogais. Nas palavras abaixo,as letras destacadas representam consoantes:

casa  ética  cidadania   trazer   futuro



Atividades

Classifique em vogais ou semivogais os fonemas representados pelas letras destacadas:

a) pais
b)país
c)foice
d)auto
e)luar
f)averigúe
g)dou
h)pão
i)mágoa
j)pães


3. Sílabas
Sílabas: são conjuntos de um ou mais fonemas pronunciados numa única emissão de voz. O núcleo da sílaba é sempre uma vogal: não existe sílaba sem vogal e nunca há mais do que uma única vogal em cada sílaba.

De acordo com o número de sílabas que os formam,os vocábulos podem ser:

a) monossílabos - formados por uma única sílaba : é,há,mar, quem;etc. ;
b)dissílabos - apresentam duas sílabas: a-í , a-li, de-ver ,trans-por,etc. ;
c)trissílabos -apresentam três sílabas: ca-ma-da,tungs-tê-nio,felds-pa-to,etc. ;
d)polissílabos-apresentam mais do que três sílabas: bra-si-lei-ro,psi-co-lo-gia,a-ris-to-cra-cia,etc.


4- Encontros Vocálicos

 São agrupamentos de vogais e semivogais, sem consoantes intermediárias.

a) Hiato: é o encontro de duas vogais num vocábulo, como,por exemplo,  em sa-í-da, sa-ú-de,ra-i-nha,ru-ir, Ca-e-ta-no. Os hiatos são sempre separados quando da divisão silábica.

b)Ditongo: é o encontro de uma vogal com uma semivogal ou de uma semivogal com uma vogal; em ambos os casos, vogal e semivogal pertencem obviamente a uma mesma sílaba.

Vogal + semivogal: ditongo decrescente (moita; cai)

Semivogal + vogal: ditongo crescente (pátria; sério)

Oral: todos os apresentados até agora.

Nasal: mãe; pão; cão.

c) Tritongo: é a sequência formada por uma semivogal, uma vogal e uma semivogal, sempre nessa ordem. O tritongo pertence a uma única sílaba. (Paraguai – oral; quão – nasal).


5- Encontros Consonantais

Encontro Consonantal: é o agrupamento de duas ou mais consoantes sem uma vogal intermediária.

a) consoante + l ou r – são encontros que pertencem a uma mesma sílaba. (prato; blusa; treino; atleta; crise; franco)

b) duas consoantes pertencentes a sílabas diferentes – é o que acontece em ab-di-car; sub-so-lo; ad-vo-ga-do; al-ge-ma; ad-mi-tir; cor-te.

c) há grupos consonantais que surgem no início dos vocábulos e são, por isso, inseparáveis: pneu-mo-nia; psi-co-se; gno-mo.


6- Dígrafos

Dígrafo: ocorre quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema.

a) dígrafos consonantais: ch; lh; nh; rr; ss; sc; sç; xc; xs; gu; qu.

b) dígrafos nasais: am e an; em e en; im e in; om e on; um e un.

c)dígrafos vocálicos: ocorre quando o encontro de duas letras forma um único som vocálico.

Exemplos:

am: lâmpada, ambição, campeão.
em: sempre, lembrança, tempo.
im: limpo, cachimbo, símbolo.
om: rombo, tombo, sombra.
um: cumprimento, tumba, chumbo.
an: tanque, sangue, canto.
en: frente, pente, mentira.
in: lindo, finta, cinto.
on: ponte, onde, fonte.
un: sunga, mundo, fundo.

Nota: Vários autores defendem que -am e -em em posição final nas palavras não formam dígrafo, mas sim ditongos, visto o m ser pronunciado como uma semivogal, produzindo assim dois fonemas.

Exemplos:

cantam;
falam;
também;
cantem;

7-Sílaba

Observe:



A - MOR
   A palavra amor está dividida em grupos de fonemas pronunciados separadamente: a - mor. A cada um desses grupos pronunciados numa só emissão de voz dá-se o nome de sílaba. Em nossa língua, o núcleo da sílaba é sempre uma vogal: não existe sílaba sem vogal e nunca há mais do que uma vogal em  cada sílaba. Dessa forma, para sabermos o número de sílabas de uma palavra, devemos perceber quantas vogais tem essa palavra. Atenção: as letras i e u (mais raramente com as letras e e o) podem representar semivogais. 

Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas

1) Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. 
Exemplos: mãe, flor, lá, meu

2) Dissílabas: possuem duas sílabas. 
Exemplos: ca-fé, i-ra, a-í, trans-por

3) Trissílabas: possuem três sílabas. 
Exemplos: ci-ne-ma, pró-xi-mo, pers-pi-caz, O-da-ir

4) Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas. 
Exemplos: a-ve-ni-da, li-te-ra-tu-ra, a-mi-ga-vel-men-te, o-tor-ri-no-la-rin-go-lo-gis-ta


Divisão Silábica

Na divisão silábica das palavras, cumpre observar as seguintes normas:

a) Não se separam os ditongos e tritongos. 
Exemplos: foi-ce, a-ve-ri-guou

b) Não se separam os dígrafos ch, lh, nh, gu, qu. 
Exemplos: cha-ve, ba-ra-lho, ba-nha, fre-guês, quei-xa

c) Não se separam os encontros consonantais que iniciam sílaba. 
Exemplos: psi-có-lo-go, re-fres-co

d) Separam-se as vogais dos hiatos. 
Exemplos: ca-a-tin-ga, fi-el, sa-ú-de

e) Separam-se as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç xc. 
Exemplos: car-ro, pas-sa-re-la, des-cer, nas-ço, ex-ce-len-te

f) Separam-se os encontros consonantais das sílabas internas, excetuando-se aqueles em que a segunda consoante é l ou r. 
Exemplos: ap-to, bis-ne-to, con-vic-ção, a-brir, a-pli-car


Fonte: 36 Lições Práticas de Gramática - Ulisses Infante

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