É gratificante perceber que a simples exibição de um filme pode proporcionar reações como essas e de alunos de turmas anteriores, que relataram mudanças de comportamento e de objetivos após conhecer a história dos escritores da liberdade.
Iniciamos aqui, tendo esse filme como inspiração,nossa preparação para a Mostra de Literatura da escola .
Falaremos sobre as escolas literárias tendo como base o poder de transformação da leitura e o poder libertador da escrita.
Em breve atualizaremos a página com mais informações sobre esse projeto e com a divulgação dos trabalhos dos novos escritores da liberdade (título escolhido pelos próprios alunos para se apresentarem na Mostra Literária).
Turmas de 1º ano do Ensino Médio
Os Escritores da Liberdade
História real de uma turma de jovens que apresentam problemas de comportamento em uma escola situada em um bairro afro-americano.
Uma jovem e iniciante professora ingressa na escola e tenta estimular nos alunos o amor pela literatura e pelo idioma,enchendo-os de esperança em uma vida de sucesso.
Uma história belíssima,baseada em fatos reais, comovente, que todos os envolvidos no processo educativo deveriam assistir.
Muitas vezes estamos tão envolvidos em nossas atividades e esquecemos de olhar para o outro com uma atenção especial, de observar sua história,sua trajetória, as razões por trás da rebeldia, da rejeição,do abandono,do desinteresse.
Fica melhor ainda quando as turmas que assistem estão dispostas a produzir algo em torno da história e fazer a diferença como os verdadeiros escritores da liberdade fizeram.
Hoje ouvi de um aluno de EJA (também exibi esse filme na turma dele), que depois que ele conheceu essa história, saiu da zona de conforto e decidiu dar um rumo à sua vida. Foi buscar aulas de reforço e e está se dedicando mais aos estudos,pois quer muito terminar os estudos.
Fico feliz quando eles me agradecem,mas eu sou apenas um instrumento de Deus dizendo: Não desistam! Vocês são capazes de ir muito além do que imaginam!!
Uma ótima semana a todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário