Modernismo
O início do século XX foi marcado por um extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico,dos quais são exemplos o telégrafo,a eletricidade,o telefone ,o cinema,o automóvel e o avião; a teoria da relatividade ,de Einstein, e a teoria psicanalítica, de Freud.Vivia-se a euforia da chamada belle époque,com a valorização do conforto e do "bem viver".
Entretanto,desde o final do século XIX,os países europeus passavam por constantes sobressaltos,resultantes da instabilidade e das competições políticas, o que acelerava a corrida armamentista.
Em 1914,começa a Primeira Guerra Mundial,de proporções até então desconhecidas pela humanidade,que passa a descrer nos sistemas políticos,sociais e filosóficos e a questionar valores de seu tempo.
Dessa descrença e desses questionamentos surgem vários movimentos de vanguarda na Europa que influenciaram o Modernismo brasileiro, entre eles:
O Futurismo,movimento lançado pelo poeta italiano Marinetti,em 1909,que propunha a destruição do passado, a exaltação da vida moderna,o culto da máquina e da velocidade,pregando uma arte voltada para o futuro,agressiva e violenta,enaltecendo a guerra, o militarismo,e o patriotismo.
Marinetti preconizava também a destruição da sintaxe,com os substantivos dispostos ao acaso,a eliminação da pontuação e a abolição do adjetivo,do advérbio e das conjunções.
O Cubismo, que, na pintura,decompunha os objetos da realidade cotidiana em diferentes planos geométricos para sugerir a sua estrutura global,como se fossem vistos de diferentes ângulos. Na poesia,valorizava o subjetivismo,a ilogicidade, a frase nominal, o tempo presente,a enumeração caótica e o humor. Na pintura, um dos exemplos é Picasso.
Na literatura, Oswald de Andrade,com Memórias sentimentais de João Miramar.
O Dadaísmo,ou movimento Dadá,lançado em Zurique,pelo romeno Tristan Tzara,em 1916, reflete a atmosfera pessimista da Primeira Guerra Mundial.
O nome, escolhido ao acaso,nada significava para Tristan Tzara. Pregava a destruição de todos os valores culturais da sociedade que fazia a guerra,instalando o absurdo,o ilógico e o incoerente.Buscava-se assim uma antiarte,irracional e anárquica.
Daí o automatismo psíquico,as livres associações,a invenção de palavras,a exaltação da total liberdade de criação, o sarcasmo,a irreverência e a aproximação com o mundo dos loucos e das crianças.
O Surrealismo,lançado na França em 1924,valorizava o passado,buscava a emancipação total do homem fora da lógica,da razão, da família,da pátria,da moral e da religião.
Influenciados pela teoria psicanalítica de Freud,os surrealistas conferiam importância ao sonho e à exploração do inconsciente,praticando o automatismo psíquico e a expressão libertada da censura e sem controle da razão.
Fonte: MAIA, João Domingues.Português Série Novo Ensino Médio. São Paulo :Ática,2003.