sexta-feira, 15 de abril de 2016

Hora do ENEM - Divulgando



1º simulado: 20 questões por área temática (total de 80 questões)
2º simulado: 20 questões por área temática (total de 80 questões)
3º simulado: 20 questões por área temática (total de 80 questões)
4º simulado: 45 questões por área temática (total de 180 questões) - assim como o Enem 2016


Os simulados seguem o mesmo modelo da prova do Enem e também a nota TRI, que se ajusta de acordo com a vaga pela qual você pretende concorrer. Estudantes do último ano do Ensino Médio podem acessar, ainda, a Área de Desempenho da plataforma Hora do Enem, onde é possível analisar a evolução de sua nota a cada simulado realizado. 

ATENÇÃO: Se você não têm acesso a um computador, celular ou mesmo à internet nos dias de simulado, é possível realizá-lo presencialmente em instituições de ensino credenciadas pelo MEC - Ministério da Educação. O prazo para inscrição par ao primeiro simulado termina no dia 15/04. Para se inscrever, basta cadastrar-se na plataforma e acessar a aba "Simulados". 

Boa sorte!

Quer saber mais? http://tvesco.la/4simulados




sexta-feira, 8 de abril de 2016

Trabalho em equipe - Juntos somos mais!


O Piquenique das Tartarugas (Trabalho em Equipe)   

A família de tartarugas decidiu sair para um piquenique, e por serem naturalmente lentas, levaram alguns dias para prepararem-se para seu passeio. Finalmente a família de tartarugas saiu de casa para procurar um lugar apropriado, e durante o segundo dia da viagem encontraram o lugar ideal!
Elas levaram algumas horas para limpar a área, desembalaram a cesta de piquenique e terminaram os arranjos. Quando elas estavam prontas pra comer, descobriram que tinham esquecido o sal. Poxa, todas concordaram que um piquenique sem sal seria um desastre, e após uma longa discussão, a tartaruga mais nova foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais rápida das tartarugas.
A pequena tartaruga lamentou, chorou, e esperneou, mas concordou em ir com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. A família concordou e a pequena tartaruga então saiu para buscar o sal.
Três dias se passaram e a pequena tartaruga ainda não havia retornado. Cinco dias… Seis dias… Então, no sétimo dia, a tartaruga mais velha, que já não aguentava de tanta fome, anunciou que ia comer, e começou a desembalar um sanduíche.
Quando ela deu a primeira “dentada” no sanduíche, a pequena tartaruga saiu detrás de uma árvore e gritou:
– Ahhãããããã! Eu tinha certeza que vocês não iam me esperar. Agora é que eu não vou mesmo buscar o sal!


No trabalho em equipe, e também em nossas vidas, muitas vezes as coisas acontecem mais ou menos desse jeito. Desperdiçamos muito tempo esperando que as pessoas vivam à altura de nossas expectativas, e ficamos tão preocupados com o que os outros estão fazendo, que deixamos de fazer a nossa parte; de fazer o que se espera de nós.
Entre o estímulo e a resposta, há um espaço, onde estão a liberdade e o poder de mudar as nossas escolhas. Entre qualquer coisa que tenha acontecido ou esteja acontecendo a você neste momento, e a sua resposta a elas, há um espaço em que você tem a liberdade e o poder de escolher a sua resposta. E estas respostas é que vão governar o seu crescimento, suas realizações e suas contribuições para que você e sua equipe se tornem cada vez melhor.
Se os outros não estão fazendo a parte que lhes compete, em vez de deixar-se influenciar por esta situação, escolha fazer o melhor, decida fazer a sua parte com excelência, porque dessa maneira você é quem influenciará as pessoas, ajudando a tornar a equipe e o ambiente de trabalho melhores a cada dia.

Fonte: http://www.blogdofabossi.com.br/2010/03/o-piquenique-das-tartarugas-trabalho-em-equipe/



Então é isso. O trabalho em equipe vai estar sempre presente em nossa vida. A maneira como iremos desenvolvê-lo, de como iremos conduzir as tarefas,partilhar e ouvir as ideias dos colegas fará toda a diferença e o resultado final poderá ser surpreendente!


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Modernismo



Modernismo


  • Contexto histórico
O início do século XX foi marcado por um extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico,dos quais são exemplos o telégrafo,a eletricidade,o telefone ,o cinema,o automóvel e o avião; a teoria da relatividade ,de Einstein, e a teoria psicanalítica, de Freud.Vivia-se a euforia da chamada belle époque,com a valorização do conforto e do "bem viver".
Entretanto,desde o final do século XIX,os países europeus passavam por constantes sobressaltos,resultantes da instabilidade e das competições políticas, o que acelerava a corrida armamentista.
Em 1914,começa a Primeira Guerra Mundial,de proporções até então desconhecidas pela humanidade,que passa a descrer nos sistemas políticos,sociais e filosóficos e a questionar valores de seu tempo.
Dessa descrença e desses questionamentos surgem vários movimentos de vanguarda na Europa que influenciaram o Modernismo brasileiro, entre eles:

O Futurismo,movimento lançado pelo poeta italiano Marinetti,em 1909,que propunha a destruição do passado, a exaltação da vida moderna,o culto da máquina e da velocidade,pregando uma arte voltada para o futuro,agressiva e violenta,enaltecendo a guerra, o militarismo,e o patriotismo.
Marinetti preconizava também a destruição da sintaxe,com os substantivos dispostos ao acaso,a eliminação da pontuação e a abolição do adjetivo,do advérbio e das conjunções.

O Cubismo, que, na pintura,decompunha os objetos da realidade cotidiana em diferentes planos geométricos para sugerir a sua estrutura global,como se fossem vistos de diferentes ângulos. Na poesia,valorizava o subjetivismo,a ilogicidade, a frase nominal, o tempo presente,a enumeração caótica e o humor. Na pintura, um dos exemplos é Picasso.
Na literatura, Oswald de Andrade,com Memórias sentimentais de João Miramar.


O Dadaísmo,ou movimento Dadá,lançado em Zurique,pelo romeno Tristan Tzara,em 1916, reflete a atmosfera pessimista da Primeira Guerra Mundial.
O nome, escolhido ao acaso,nada significava para Tristan Tzara. Pregava a destruição de todos os valores culturais da sociedade que fazia a guerra,instalando o absurdo,o ilógico e o incoerente.Buscava-se assim uma antiarte,irracional e anárquica. 
Daí o automatismo psíquico,as livres associações,a invenção de palavras,a exaltação da total liberdade de criação, o sarcasmo,a irreverência e a aproximação com o mundo dos loucos e das crianças.
O Surrealismo,lançado na França em 1924,valorizava o passado,buscava a emancipação total do homem fora da lógica,da razão, da família,da pátria,da moral e da religião.
Influenciados pela teoria psicanalítica de Freud,os surrealistas conferiam importância ao sonho e à exploração do inconsciente,praticando o automatismo psíquico e a expressão libertada da censura e sem controle da razão.


Fonte:  MAIA, João Domingues.Português Série Novo Ensino Médio. São Paulo :Ática,2003.

Vanguardas Europeias e Semana de Arte Moderna

Olá, pessoal!

Esse ano a correria está intensa. Passei um tempinho sem entrar aqui para postar,mas não significa que não havia produção nos bastidores. :-)
Então estamos de volta e aos poucos irei atualizando a página e divulgando informações, atividades e o talento dos meus alunos,que a cada dia vêm superando minhas expectativas.
Começamos nossas atividades com as turmas de 3ºano do ensino médio lançando uma proposta de apresentação de seminários sobre as Vanguardas Europeias, a Semana de Arte Moderna e as Correntes Modernistas. 
As equipes deram um show de dedicação,de criatividade, de dinamismo, de compromisso com a pesquisa, com a elaboração das apresentações e fizeram um excelente trabalho.
Pelas fotos e vídeos a seguir, podemos ver um pouco do que foi realizado.
Parabéns a todos os envolvidos!



Vídeo de apresentação sobre o Cubismo



 Equipe da Semana de Arte Moderna



                                                                Equipe do Futurismo


Equipe dos Cubistas
Equipe do Cubismo

Equipe do Dadaísmo

Vídeo de apresentação sobre o Dadaísmo


Making off



Equipe Dadaísta

Semana de Arte Moderna




Correntes Modernistas


Correntes Modernistas


Equipe do Surrealismo
                                         



Jogos e Aplicativos para Crianças Especiais

  Temos nessa imagem duas crianças especiais (autistas) realizando atividades em dois apps: Grapho Game e ABC Autismo. Sabemos que nem sempr...