segunda-feira, 16 de março de 2015

Leitura: o poder da transformação nas palavras


“Daqui a cinco anos você será a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas, os livros que você lê e as pessoas com quem você se associa.”
Essa frase do autor Charlie Jones vem reforçar o que bem lá no fundo já sabemos. Todos os dias o ser humano tem diante de si uma escolha a fazer: permanecer o mesmo, cultivando velhos hábitos, tendo os mesmos pensamentos ou trilhar um caminho em busca do conhecimento e, consequentemente, do aprendizado e do crescimento.          
Ao longo de nossa caminhada, passamos por inúmeras situações e através delas vamos adquirindo experiências e conhecimento. No entanto, nem sempre atentamos para o fato de que a mudança que tanto desejamos pode estar ao nosso alcance.
O avanço tecnológico trouxe consigo uma variedade de formas de comunicação e interação. Os sites, aplicativos, blogues e as redes sociais permitem aos internautas o acesso a uma infinidade de conteúdos e de informações que são atualizados e todo instante. As notícias são veiculadas em tempo real e a troca de mensagens é instantânea.
 Com isso, o hábito da leitura aos poucos vai sendo deixado de lado. Aquele tempo livre que antes era preenchido com a companhia de um bom livro passa a ser dedicado ao acompanhamento, atualização de postagens de conteúdos nas redes sociais e troca de mensagens via aplicativos.
E assim, para algumas pessoas, o ato de ler um jornal, uma revista ou uma obra completa passa a ser algo maçante e pouco atrativo diante de uma infinidade de conteúdos apresentados no mundo cibernético. Conteúdos estes muitas vezes incompletos, desatualizados, com erros de grafia ou sem qualquer credibilidade.
Ler por ler, com pressa, ler por obrigação e sem qualquer entusiasmo pelo conhecimento acaba contribuindo para o afastamento desse público leitor que tanto queremos resgatar.
O que se busca, na verdade, é uma forma de incentivar esses leitores, conscientizá-los a respeito do poder enriquecedor e transformador da leitura quando esta é feita de uma forma correta e significativa. 
Os professores de Língua Portuguesa diariamente encontram esse desafio pela frente. Como fazer esse resgate? Que recursos utilizar para tornar o livro mais interessante que o celular, o computador, o tablet?  Ou de que forma inserir essas ferramentas tecnológicas nas aulas de leitura?

Não é uma tarefa muito fácil, mas é preciso dar o primeiro passo. É preciso querer e tentar ser esse mediador das palavras que transformam.


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