segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Um resumo de 2017 e um Olá a 2018



"É urgente despertar e brindar este intenso vai e vem que é a vida, com ou sem suas respostas."
(Miguel Westerberg)



Com esse pensamento eu retorno a este espaço após um longo período ausente. O ano de 2017 não foi fácil. Nem para mim nem para vocês que me acompanham. Como diz a canção, cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração.

Foi um período bem intenso, desafiador. Pelo segundo ano consecutivo estava trabalhando em 4 escolas,trazendo trabalho para casa para não deixar atrasar e com isso o blog foi ficando desatualizado.

Como nada é para sempre e muito menos por acaso, aprendi muito com esse período turbulento e na metade do ano veio a calmaria: minha nomeação em um concurso que havia feito em 2014. Isso me fez deixar 3 escolas. Então permaneci na mais antiga e assumi meu cargo em uma escola nova. 2 escolas, dois turnos, mudanças e desafios o tempo todo! Uau!

Não foi fácil me despedir dos meus alunos na metade do ano letivo, mas a vida é feita de encontros,desencontros,chegadas e partidas e assim vamos seguindo,deixando um pouquinho de nós e levando conosco um pouquinho dos que marcaram nossa caminhada.

Começo o ano compartilhando com vocês um pouco do que produzimos em 2017.  Foi bem bacana ver os alunos fazendo tantos progressos e desenvolver o talento e a criatividade que me deixaram bem orgulhosa.



 Sessão de debates sobre o tema Preconceitos, no qual cada equipe ficava encarregada de pesquisar e falar sobre um tipo de preconceito: racial,religioso,contra os deficientes,contra a mulher,contra os obesos,etc. Então a turma inteira era convidada a emitir opiniões a respeito dos temas. O objetivo era trabalhar a leitura,a pesquisa, a argumentação e a capacidade do aluno de  trabalhar em equipe, construir seu conhecimento em cada tema trabalhado e depois saber produzir um texto. 





Essa foi praticamente a última atividade que fiz nessa turma antes de me despedir desses alunos incríveis,com tanta energia,alegria de viver e aos quais desejo sempre o melhor.



Nos Caminhos da Leitura e da Escrita na EJA foi um projeto desafiador: Estimular a leitura e a produção de textos para turmas de EJA, um público de ensino noturno, que durante o dia trabalha e à noite estuda com muito esforço,sacrifício,passando por cima de cansaços,problemas diversos e segue na luta pela tão sonhada formação escolar.

Começamos com as visitas à Biblioteca da escola, com atividades de leitura de contos, de lendas,crônicas e fábulas, tendo por objetivo fazer com que os alunos saibam diferenciar os gêneros textuais.


Em seguida, as equipes foram divididas e coube a cada uma pesquisar e selecionar um texto sobre os gêneros solicitados (poema,lenda,conto,anúncio publicitário,manual,receita,crônica,fábula,etc.)
Cada equipe elaborou um painel e explicou a função de cada texto selecionado.

  

O terceiro passo era dividir a turma em equipes e solicitar que produzissem um texto (conto,crônica,lenda,poema,etc.) e apresentasse para os colegas da forma que escolhessem. 
As apresentações foram bem criativas: dramatizações, teatro de fantoches, muitas coisas boas e dinâmicas.






Finalizadas as apresentações, era chegado o momento de selecionar os melhores textos para a organização de um livro. Não foi fácil essa escolha,pois a grande maioria produziu textos muito bons,com riqueza de detalhes,de características, enfim, criatividade não faltou.









Processo de passar a limpo os textos e de reunir o material para a finalização do livro. Os autores estavam bem dedicados e motivados.

Com a união de todos e a ajuda valiosa da nossa querida bibliotecária, o livro ficou pronto. Todos felizes com a missão cumprida!


E quando eu pedi para um dos alunos para que o grupo apresentasse novamente uma das peças para que eu pudesse filmar e mostrar em um evento o trabalho deles, para minha surpresa ele me disse que iria reunir colegas das minhas três turmas e produzir uma outra peça que estava escrevendo. E assim o fizeram. O resultado está logo abaixo:


Para finalizar minha jornada de desafios e novidades, fui convidada a ministrar aulas de inglês em outra escola. Aceitei e segui em frente. Mas minha mania de projetos me acompanhou. Então resolvi trabalhar as datas comemorativas e a cultura do países onde o inglês é a língua oficial.
Sinceramente não achava que eles fossem caprichar tanto. Olhem o resultado:




E assim dividi aqui com vocês um pouco do meu segundo semestre de 2017.  Desejo a todos um ano de 2018 repleto de novidades e de oportunidades de trabalho que nos motivem,nos enriqueçam e nos façam sentir que o que fazemos todos os dias está valendo a pena.

Feliz Ano Novo!

Jogos e Aplicativos para Crianças Especiais

  Temos nessa imagem duas crianças especiais (autistas) realizando atividades em dois apps: Grapho Game e ABC Autismo. Sabemos que nem sempr...